O Perfil do Advogado Moderno

                                                                                                                                                                         Por Léo Silva Alves

 

O sucesso no exercício da advocacia não depende apenas do conhecimento. É evidente que o domínio técnico é fundamental, mas não pode estar desacompanhado de certo marketing pessoal. não é incomum vermos pessoas que obtiveram graduação com louvor e ainda fizeram Mestrado e Doutorado. E, mesmo assim, não conseguem um só cliente ou sequer uma colocação no mercado que seja compatível com o conhecimento adquirido. Porque isso acontece? Porque são indivíduos que mergulharam nos livros e esqueceram do mundo.

O mundo não é composto somente de teses jurídicas de legislação e de decisões dos tribunais. Pelo contrario, essa é apenas uma parte – minúscula- do mundo que nos rodeia. Logo, o advogado precisa relacionar-se de forma apropriada com tudo aquilo que esta à sua volta. E, para inicio, deve considerar que a apresentação física é importante numa sociedade de consumo saletista, egoísta e por vezes preconceituosa. E a educação em todos os momentos, fará a diferença.

Não faça confusão, a propósito, entre educação e cultura. Esta diz respeito ao saber; aquela, ao relacionar-se em sociedade. Reunindo ambas, o profissional abrirá as portas do sucesso.

O MUNDO FORA DOS TRIBUNAIS

O profissional do direito não vive apenas para as labutas forenses ou atividades jurídicas de consultoria e de partido. Antes de tudo, é um cidadão, integrado a uma comunidade com relações em diversos segmentos da vida social. Sua postura portanto, não se restringe aos momentos de paletó e gravata -ou o equivalente para as damas- no expediente convencional, mas entende-se para os demais horários, os demais locais, como restaurantes, quadras de esporte e reuniões festivas para relacionamento com vizinhos, amigos e -porque não- amorosos.

Desde o advento dos primeiros cursos jurídicos no Brasil seguindo-se a bela tradição de Coimbra, cultuou-se a áurea de respeito em torno dos profissionais na área jurídica, Magistrados, membros do Ministério Público e advogados eram sempre vistos- e retratados na literatura pátria- como pessoas bem apresentadas, com articulação e modos com elegância e requinte. A tradição não esmoreceu, em que pese a vida moderna ter banido certos hábitos de boa civilidade. A pressa do cotidiano, o estress dos atribulados dias dos profissionais em geral e a disputa no concorrido mercado de trabalho têm, entretanto, deixado em segundo plano as boas regras da conduta. E os próprios cursos jurídicos pouco- ou nada- tem contribuído para incentivar os jovens no terreno das boas maneiras.

Certo dia, um jovem advogado, formado com as melhores notas, apontado como de promissora carreira, chegava a um almoço em restaurante de hotel cinco estrelas, convidado para integrar uma mesa ao lado de juristas de expressão nacional em Brasília Era visível, todavia, a falta de familiaridade com o básico da etiqueta. A forma de manusear os talheres, o trato com os garçons e o palito atravessado na boca mostrava alguém que não se preparou para o convívio social. Logo, ficou ali esbarrada qualquer possibilidade de incorporar-se ao grupo. Jogou por terra o que poderia ser a chance de sua vida. (Aliás, é na mesa de refeições que se conhece a educação pessoal!)

Anúncios

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. daniel
    set 04, 2008 @ 12:08:37

    gostei da dissertação mas acho q vc poderia ter falado um pouco mais, vlw

    Responder

  2. Mayara
    set 30, 2011 @ 00:35:51

    Interessante sua tese Léo.
    Tirou muitas dúvidas da minha cabeça,sobre exatamente o perfil,a rotina e o comportamento exigido de um advogado.Me indentifiquei.
    Mayara CCosta

    Responder

  3. vanderr
    maio 09, 2012 @ 22:56:21

    muito bem explicado parabéns!!

    Responder

  4. Marcos Paulo Silva Rocha
    nov 11, 2012 @ 00:40:57

    Léo Silva

    Muito obrigado por expor sua observação perspicaz, irei prestar vestibular para Direito amanha porque estou muito determinado, é exatamente oque quero ter o Perfil do Advogado Moderno.
    meus parabéns.

    Responder

  5. Maiany Danilo
    jan 24, 2014 @ 21:53:48

    Gostei

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: